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Notícias e Dicas de Saúde
Notícia - 22/02/2018 - Fruta Seca: bom ou ruim? 22/02/2018 - Fruta Seca: bom ou ruim?

A informação sobre frutos secos é muito conflitantes. Alguns dizem que é, um lanche saudável e nutritivo, enquanto outros afirmam que não é melhor do que os doces. Este é um artigo detalhado sobre frutas secas e como ele pode afetar sua saúde.

O que é fruta seca?

As frutas secas não têm quase água, pois é utilizado métodos de secagem. O fruto diminui durante este processo, chegando a uma fruta pequena, seca com alta densidade energética. As passas são o tipo mais comum, seguido por tâmaras, ameixas, figos e damascos. Outras variedades de frutos secos também estão disponíveis, por vezes, na forma cristalizada (revestidos com açúcar). Nesta forma encontra-se a manga, abacaxi, cranberries, bananas e maçãs. As frutas secas podem ser preservadas por muito mais tempo do que as frutas frescas e pode ser um lanche prático, sobretudo em viagens longas.

Fruta seca é carregado com micronutriente, fibra e antioxidantes

As frutas secas são altamente nutritivas. Uma peça de fruta seca contém aproximadamente a mesma quantidade de nutrientes que a fruta fresca. Em peso, as frutas secas contém até 3,5 vezes as fibras, vitaminas e minerais das frutas frescas. Portanto, uma porção pode proporcionar uma grande percentagem da ingestão diária recomendada de vitaminas e diversos minerais, tais como o ácido fólico.

No entanto, existem algumas exceções. Por exemplo, o teor de vitamina C é significativamente reduzido quando o fruto é seco. Frutos secos geralmente contém muita fibra e é uma grande fonte de antioxidantes, especialmente os polifenóis, que estão associados à benefícios saudáveis, tais como a melhora da circulação sanguínea e da saúde digestiva, diminuição do dano oxidativo e redução do risco de muitas doenças.

Efeitos saudáveis da fruta seca

Vários estudos mostram que as pessoas adeptas a comer as frutas secas tendem a pesar menos e ingerir mais nutrientes, em comparação com indivíduos que não comem as frutas secas. No entanto, esses estudos observacionais não podem provar que as frutas secas causaram tais melhorias. As frutas secas também são uma boa fonte com muitos compostos vegetais, incluindo antioxidantes poderosos.

Passas podem reduzir o risco de certas doenças

As passas são as uvas secas. As passas são carregadas com fibras, potássio e vários compostos vegetais que promovem a saúde. Elas têm um baixo valor de índice glicêmico e um baixo índice de insulina. Isto significa, que as passas não devem causar grandes picos nos níveis de açúcar no sangue ou insulina, após as refeições. Estudos mostram que comer passas pode:

- Diminuir a pressão arterial;
- Melhorar o controle de açúcar no sangue;
- Diminuir os indicadores de inflamação e colesterol no sangue;
- Atinge um bom nível de saciedade.

Todos estes fatores devem contribuir para a redução do risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2 e de doenças cardíacas.

Ameixas secas são laxantes naturais e podem ajudar a combater doenças

As ameixas secas são altamente nutritivas, sendo rico em fibras, potássio, beta-caroteno (vitamina A) e vitamina K. As ameixas são conhecidas por seus efeitos laxantes naturais. Isto é causado pelo seu elevado teor de fibra e um álcool de açúcar chamado sorbitol, que é encontrado naturalmente em algumas frutas. Comer ameixas mostra uma melhora na frequência de idas aos banheiro e consistência das fezes.

As ameixas secas são consideradas ainda mais eficazes em aliviar a constipação do que remédios vendidos na farmácia. Como são uma grande fonte de antioxidantes, as ameixas secas podem inibir a oxidação do colesterol LDL e ajudar a prevenir doenças cardíacas e câncer. Ameixas secas também são ricas em um mineral chamado boro, o que pode ajudar a combater a osteoporose. Além disso, as ameixas secas são muito saborosas e não devem causar picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue.

Tâmaras podem ter benefícios na gravidez e ajudar a prevenir várias doenças

As tâmaras são incrivelmente doces. Elas são uma grande fonte de fibra, potássio, ferro e vários compostos vegetais. De todos os frutos secos, as tâmaras são uma das fontes mais ricas de antioxidantes, contribuindo para a redução do dano oxidativo no corpo. As tâmaras têm um baixo índice glicêmico, o que significa que comê-las não deve causar grandes picos nos níveis de açúcar no sangue.

O consumo também tem sido estudado em relação às mulheres grávidas, que constatou, que ao comer tâmaras regularmente durante as últimas semanas da gravidez, podem ajudar a facilitar a dilatação do colo do útero, bem como diminuir a necessidade do parto induzido. Um estudo com mulheres que comeram tâmaras durante as últimas semanas de gravidez mostrou, que apenas 4% das mulheres precisou de um trabalho de parto necessária induzido, em comparação com 21% daqueles que não consumiram tâmaras.

As tâmaras também mostram resultados promissores nos estudos com animais e em tubos de ensaio, como um remédio para infertilidade dos homens, mas, outros estudos com humanos precisam ser feitos para maiores detalhes.

Fruta seca é rica em açúcar natural e calorias

As frutas secas tendem a conter quantidades significativas de açúcares naturais. Uma vez que a água foi removida a concentração de açúcar e calorias é maior. Por esta razão, os frutos secos são ricos em glicose e frutose. Abaixo estão alguns exemplos do teor de açúcar natural das frutas secas:

- Passas: 59%.
- Tâmara: 64–66%.
- Ameixa: 38%.
- Damasco: 53%.
- Figo: 48%.

De 22 à 51% deste teor de açúcar é frutose. Comer uma grande quantidade de frutose pode ter efeitos negativos para a saúde, como o risco do ganho de peso, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Uma pequena porção contém 84 calorias, quase exclusivamente a partir do açúcar. Porque frutas secas são doces, densas e com energia, além de ser fácil de comer grandes quantidades de uma só vez, o que pode resultar em excesso de açúcar e ingestão de calorias.

Evite as frutas secas com adição de açúcar

Para fazer algumas frutas secas ainda mais doces e atraentes, existem produtos revestidos com adição de açúcar ou xarope, antes de serem secos. As frutas secas com adição de açúcar também são condizentes com o fruto “cristalizado”. A adição de açúcar tem sido repetidamente demonstrado, os efeitos nocivos para a saúde, aumentando o risco de obesidade, doenças cardíacas e até câncer. Para evitar os frutos secos que contém açúcar, é muito importante ler os ingredientes e a informação nutricional encontrada no pacote.

Assim como outros alimentos, as frutas secas tem tanto aspectos bons e ruins. Frutas secas pode aumentar a sua fibra e nutrientes ingestão e fornecer seu corpo com grandes quantidades de antioxidantes. No entanto, elas também são ricas em açúcar e calorias, podendo causar problemas quando consumido em excesso. Por esta razão, os frutos secos devem ser ingeridos em pequenas quantidades.

Fonte: Dicas de Nutrição
 
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