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Notícia - 08/12/2017 - 16 dicas para entrar em forma até o fim do ano 08/12/2017 - 16 dicas para entrar em forma até o fim do ano

De forma saudável e equilibrada, você pode perder aqueles últimos quilinhos e aproveitar ainda mais a estação. Confira as dicas!

Fim de ano é sinônimo de verão e férias. Entrar em forma, perder alguns quilinhos, fortalecer o corpo e aprimorar o condicionamento físico estão entre as metas de muita gente. Nada melhor que alcançar essas metas de maneira saudável e balanceada.

É possível entrar em forma e fazer um projeto verão para o fim de ano com algumas mudanças na alimentação e nos treinos. Confira a seguir as dicas da Sport Life para entrar em forma, perder os quilinhos extras antes do ano acabar!

Reduza: segundo a nutricionista Patricia Bertolucci, para uma perda de peso saudável e eficiente, nenhum grupo alimentar deve ser excluído da alimentação diária. Mas farinhas refinadas e alimentos com alta quantidade açúcar (doces, bolos, pães e massas) devem ser reduzidos drasticamente, já que elevam o pico de glicemia do sangue e provocam acúmulo de gordura no corpo. Invista em hortaliças, alimentos integrais e proteínas magras.

Acelere o metabolismo: alguns alimentos podem acelerar o metabolismo e contribuir no processo de emagrecimento. O chá verde, por exemplo, estimula a quebra de gordura. O gengibre estimula o corpo a utilizar os estoques de gordura como fonte de energia. A pimenta aumenta a atividade termogênica e auxilia na digestão. A canela aumenta o gasto energético e diminui os níveis de glicose sanguínea. Que tal investir nesses alimentos como temperos ou complementos?

Invista em fibras: elas proporcionam a sensação de saciedade. Alimentos integrais (quinoa, aveia, cereais) e leguminosas como feijão, grão de bico e lentilha podem ser grandes aliados para garantir a satisfação após a refeição e controlar a vontade de comer mais.

Lanchinhos saudáveis: nos intervalos entre as refeições, aposte em frutas e oleaginosas como nozes e castanhas. As frutas garantem mais energia e as oleaginosas aumentam o tempo de sensação de saciedade do organismo.

Substitua os docinhos: bateu aquela vontade incontrolável de comer um doce? A dica da nutricionista é investir em frutas secas ou desidratadas que, sem a água, tornam-se mais doces. “Outra boa alternativa para controlar a vontade de doces é consumir frutas com canela em pó, como banana, abacaxi, maçã ou pera”, recomenda.

Não deixe o metabolismo lento: alimentos industrializados, com gordura trans e farinhas refinadas retardam a digestão e deixam o metabolismo mais lento, impedindo a queima de gordura.

Cardápio balanceado: no café da manhã, a refeição mais importante do dia, priorize frutas, leite ou derivados com pouca gordura e carboidratos como pães integrais, que fornecerão energia ao longo do dia. O almoço deve sempre conter porções de vegetais, legumes e uma proteína magra. Durante a noite, sempre coma algo mais leve, priorizando sempre os vegetais.

Antes e depois do treino: entre 40 a 60 minutos antes do treino, consuma alimentos que sejam fontes de energia como frutas, pão integral, cereais integrais e geleia de frutas – eles garantirão mais eficácia na atividade, portanto mais queima de gordura. Depois da atividade física, a nutricionista recomenda o consumo de proteínas, responsáveis pela recuperação muscular. Iogurte desnatado, queijo branco e sanduíches integrais são ótimas opções.

Beba mais água: beber água controla a sensação de fome, mantém o corpo hidratado e pode amenizar a indesejada celulite. Certifique-se de sempre tomar ao menos dois litros por dia.

Aumente a intensidade: se você já pratica atividades físicas, procure um educador para estabelecer um treino mais intenso e seguro. Evite mudanças bruscas, mas qualquer atividade, com uma transição lenta e gradual, pode tornar-se mais intensa e garantir resultados mais rápidos e eficientes.

Faça musculação: quem deseja emagrecer muitas vezes erra ao investir apenas em atividades aeróbicas, pois estas queimam mais calorias. Mas, para perder a gordura corporal, os músculos são essenciais. Tente conciliar a musculação com outra atividade aeróbica.

Vá firme sem exageros: perder muito peso rapidamente pode trazer diversas complicações à saúde. Segundo o educador físico Wellington de Campos, quando a perda é muito rápida, o corpo tende a não aguentar muito tempo e o indivíduo pode engordar novamente. Estabeleça metas reais e treinos que não te sobrecarreguem.

Corra! Correr é uma atividade de alta queima calórica e que aprimora o desempenho físico, acelerando muito o processo de emagrecimento. Confira 50 motivos para começar a correr.

Não passe fome! Isso mesmo, ficar sem comer pode prejudicar o processo de emagrecimento. Uma alimentação restritiva e carente não te dará energia para os treinos e reduzirá os gastos de energia, já que o corpo entenderá que seu corpo precisa poupá-la. O recomendável é eliminar os excessos e alimentos de alto valor calórico e baixo teor nutritivo. Coma melhor, não menos!

Continuidade: para que o processo de emagrecimento seja eficiente, pratique atividades físicas regularmente, no mínimo três vezes por semana. Alterne entre treinos aeróbicos e de força e não deixe a preguiça falar mais alto!

Mantenha-se motivado: nenhuma dica fará resultado se as escapadas da dieta e falta de motivação forem frequentes. O clínico geral especialista em gerenciamento de estresse Dr. Fábio Gabas explica que a auto motivação deve ser constante, o indivíduo deve sempre pensar no porquê de ter investido em novos hábitos e como isso valerá a pena futuramente.

Fonte: Sport Life
 
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