Documento sem título
 
 
 

 
(35) 3221-3244
 
         
 
Notícias e Dicas de Saúde
Notícia - 10/11/2017 - Ioga para os músculos 10/11/2017 - Ioga para os músculos

Ter um corpo malhado sem exercícios aeróbicos ou musculação pesada. Parece milagre, mas não é. Saiba que você pode conquistar pernas definidas, barriga tanquinho, braços sarados só com ioga.

Músculos na medida e abdômen perfeito, sem nenhuma gordurinha extra. Isso tudo é possível para quem pratica swásthya ("auto-suficiente" em sânscrito, língua falada nos primórdios da civilização indiana), uma das 108 variações da técnica milenar cujos resultados têm o poder de deixar o corpo forte e definido. Mulheres famosas, como a atriz Karina Bacchi e as apresentadoras Maria Paula, Eliana e Sabrina Parlatore comprovam a teoria. Afinal, elas esculpem suas formas (invejáveis!) com a modalidade.

O segredo para chegar lá? Permanecer parada o maior tempo possível nas posições específicas, manter a respiração sob controle e a postura alinhada. Conheça todos os detalhes a seguir e entenda por que esse tipo de exercício, que também visa ao bem-estar, rouba cada vez mais alunos das academias.

Técnica milenar que atrai praticantes de vários estilos

A ioga, considerada uma filosofia de vida que nasceu na Índia há mais de 5 mil anos, tem conquistado uma legião de fãs pelo mundo. Só nos Estados Unidos são cerca de 15 milhões de praticantes. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Ioga, há cerca de 500 mil adeptos. Esses números são facilmente justificados quando conhecemos os benefícios da modalidade: ela equilibra as emoções, deixa o corpo flexível, trabalha a respiração e a concentração e ainda é capaz de esculpir a silhueta. Nesse sentido, um dos estilos mais eficientes é a swásthya ioga (pronuncia- se suástia), que chegou ao Brasil por meio do mestre DeRose, hoje presidente da Confederação Nacional de Ioga.

Inspirado nos fundamentos que aprendeu na Índia, ele ministrou sua primeira aula há 40 anos. "De lá para cá, a técnica ganhou praticantes com os mais variados perfis, como atletas, esportistas, universitários, surfistas e outros jovens que procuram por uma atividade para ficar com o corpo bonito e a mente em harmonia", conta DeRose. Em 1994, o mestre fundou a Universidade de Ioga Brasileira - única escola que forma instrutores para os cursos de swásthya.

Saiba por que o método define músculos e emagrece

Como a base da modalidade são as posições de resistência localizada, chamadas de isométricas, esse estilo de ioga consegue fortalecer o corpo sem deixar de trabalhar um só músculo. Além disso, ajuda a perder peso de forma fácil e natural, pois atua nos órgãos internos. "O emagrecimento acontece principalmente pela estimulação da tireóide, responsável pelo equilíbrio do metabolismo, e não por transpiração ou por aceleração de queimas calóricas", afirma DeRose.

Isso mesmo: a pessoa afina quase parada, já que o gasto de energia é praticamente zero e a maioria das posições são estáticas. Se for realizada três vezes por semana, em três meses também é possível ganhar braços e abdômen definidos, reduzir medidas e ainda ter coxas e bumbum mais durinhos. Esses resultados fizeram com que a técnica invadisse espaços alternativos e academias por todo o país. "Só na Runner, diariamente 3 mil alunos praticam a aula de swásthya", revela Nina de Holanda, que coordena a modalidade nessa academia e também na Fórmula (SP) e é presidente da Federação de Ioga do Estado de São Paulo.

Físico e mente em perfeita harmonia

Além de detonar as gordurinhas extras, a swásthya atua no controle do sistema nervoso - melhorando o estresse e a ansiedade por meio de posturas e respiração corretas - e ainda faz os adeptos dispensarem alimentos que não sejam proveitosos para o organismo, como carnes e frituras, por exemplo. Resultado: metabolismo funcionando bem, produção de hormônios em ordem e balança equilibrada. "Tenho alunas que emagreceram 3 kg em um mês só com essa ioga.

A atividade induz naturalmente a um programa de reeducação alimentar por causa de sua filosofia e, por melhorar aspectos emocionais como tensão e preocupação, torna mais consciente a relação das pessoas com a comida", informa a professora Nina de Holanda. "Os efeitos de se sentir mais leve aparecem já na primeira aula. Porém, a melhora da flexibilidade, o tônus muscular e a diferença na fita métrica ocorrem após um mês", completa Nina.

Oito passos para um corpo sarado e saudável

Princípios, que incluem recursos respiratórios (pránáyámas), corporais (ásanas), de descontração (yôganidrá), de concentração (samyama), de meditação (mantras), de purificação (kriyá), de linguagem gestual (mudrá) e de energização (pújá). A associação dessas técnicas desenvolve a força dos músculos, traz energia e leva ao autoconhecimento, além de dar mais resistência.

Para sustentar as posições, o indivíduo utiliza a força dos braços e das pernas, tendo como carga o peso do próprio corpo. "Considerando todos os processos que são aprendidos e o nível do praticante, é possível ficar de 30 segundos a 10 minutos na mesma posição", explica Nina de Holanda. Diferentemente de outras aulas de ginástica, nas quais a boa forma depende da repetição, na ioga o que importa é o tempo de permanência nas posturas, que também desenvolvem a flexibilidade. "É bom lembrar que o aluno deve dominar cada uma das oito técnicas, pois uma isolada da outra não promove efeitos", esclarece Elizabeth Logrado, professora da modalidade da Academia Sport Club (RJ).

Para potencializar os resultados e se transformar num yogin (indivíduo que domina a prática), é recomendado, além das três aulas por semana, ficar mais 8 minutos diários nas posições. Seu corpo agradece.

Fonte: Corpo a Corpo
 
Leia também
13/12/2018 - Dieta sem farinhas: benefícios e consequências

13/12/2018 - Atividades físicas no calor exigem cuidados básicos

13/12/2018 - 6 alimentos que ajudam na proteção solar

 
Aqui você encontra


Travesseiros aromáticos,
produtos para diabéticos e grande variedade em produtos naturais.

 
 
Documento sem título

Bioética Farmácia de Manipulação - CNPJ: 01.396.458/0001-74
Av. Rui Barbosa, 93 - Varginha / MG - Telefone: (35) 3221-3244
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados - By
FrameSet