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Notícia - 10/11/2017 - 6 dicas para você consumir mais fibras 10/11/2017 - 6 dicas para você consumir mais fibras

Elas são importantes para diversas funções do organismo e precisam fazer parte da sua dieta!

Nem sempre é possível seguir uma dieta 100% balanceada, o que leva à falta da ingestão adequada de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. As fibras são um desses nutrientes fundamentais para diversas funções: ela mantém a saúde intestinal e promove mais saciedade, pois é mais difícil de ser digerida.

Além disso, a ingestão de fibras ajuda a prevenir doenças como hipercolesterolemia, diabetes, obstipação e diverticulose do cólon, entre outras. Paula Macedo, professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, dá 5 dicas para você incluir mais fibras no seu dia a dia e obter seus benefícios:

Confira abaixo 6 dicas para comer mais fibras:

1. Coma mais vegetais e frutas cruas, inclusive a casca, quando adequado. O cozimento reduz o teor de fibras. Sementes comestíveis de frutas e hortaliças também podem ser consumidas;

2. Use mais grãos integrais em sua alimentação, como: arroz integral, cevada integral, farelos, trigo para quibe, quirera (canjiquinha), trigo integral, germe de trigo e outros, em sopas, saladas e pratos principais;

3. Cereais instantâneos ricos em fibras são boas escolhas para o café da manhã e lanches;

4. Substitua farinha de trigo integral por metade de farinha branca em preparações assadas como: pães, bolos, biscoitos, massa de pizza, tortas, entre outras coisas;

5. Salpique farelos no molho de macarrão, sopas, carnes ensopadas, panquecas e em cereais cozidos (ex.: mingau de maisena);

6. Muitas fontes ricas em fibras são também ricas em calorias. Se você comer calorias extras por adicionar alimentos ricos em fibras à sua alimentação diária ao invés de substituir outros alimentos, você provavelmente ganhará peso.

Dica extra: vá aos poucos!

A especialista alerta que se sua dieta não contém muitas fibras e você aumenta rapidamente o consumo delas, pode sentir flatulência (gases), estufamento, cólicas e diarreia. Para evitar estes desconfortos, o aumento de fibras na dieta deve ser gradativo (um mês ou mais). Se estes sintomas ocorrerem, corte os alimentos relacionados temporariamente e então comece a consumi-los gradativamente.

Fonte: Sport Life
 
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